menu.about

about.history

about.history

A escola Básica Adventista D.Pedro II iniciou suas atividades em março de 1961, sendo seu fundador o Pr. Germano Straithorst, que era pastor distrital em Joinville. Contava com 32 alunos e funcionava nos fundos da IASD. A 1ª professora foi Ester Kling permanecendo durante 5 anos. Em 1962 estavam matriculados 29 alunos de 1ª à 4ª série, em 1965 alcançamos 63 alunos.

Em 1974 graças aos esforços do Pr. Werner Webber, patrono de nossa biblioteca, juntamente com os membros da Igreja Adventista, foi inaugurado o prédio da escola na rua Rio do Sul, com o nome de Escola Básica Adventista D. Pedro II. Em 1977 estávamos com 153 alunos de Pré à 8ª série. A 1ª formatura foi no dia 17 de dezembro. Infelizmente, um dia depois da comemoração de formatura a escola foi vítima de um incêndio criminoso que a deixou completamente destruída.

Em 1978 o Dr. Guilherme Guimbala, diretor do Colégio Técnico de Joinville, cedeu às dependências deste colégio para que fosse possível prosseguir com as atividades normais. O esforço do Pr. Eloy Simões de Miranda, junto com os membros da Igreja Adventista, foi recompensado ao receberem, neste mesmo ano, um terreno da prefeitura com a área de 3.500 metros quadrados. O prefeito Dr. Luís Henrique da Silveira nos auxiliou a prosseguir com o nosso trabalho.

A escola foi inaugurada em 16 de novembro de 1980 sob a direção do professor Lourival Batista Preuss, dez anos depois, passamos a ser o Colégio Adventista D.Pedro II, contávamos agora com o Ensino Médio. Em 1999 o colégio passa por uma grande reforma para obras de ampliação e no ano de 2000 passamos a ser oficialmente conhecidos como Colégio Adventista de Joinville. O ano de 2001 foi especialmente aguardado por estarmos comemorando 40 anos, o Pr. Roberto Fuckner, atual diretor, e sua esposa profª Érica Fuckner – Supervisora Pedagógica, não mediram esforços para que uma belíssima festa se realizasse. Neste ano, estavam matriculados em nossa escola 621 alunos distribuídos do Jardim ao 3º ano do Ensino Médio.

Um culto de ação de graças foi realizado na Igreja Central no dia 19 de outubro contando com a presença do Pr. Fernando Targas e dos seguintes corais: Coral Viva Voz, Alegro e Coral Jovem da Igreja do Bom Retiro, além de trios e duetos formados por alunos do nosso colégio. No dia 20 de outubro o Centro Eventos CAU Hansen recebeu a família do Colégio Adventista e da Igreja para um sábado especial de Educação onde mostramos para a sociedade a comemoração de nossos 40 anos e no período da tarde realizamos o Festival de Corais da região norte de Santa Catarina.

No dia 21 de outubro encerramos as atividades de aniversário com a 10ª Feira Estudantil Cultural, onde mais uma vez os alunos do CAJ mostraram que conteúdo e prática caminham juntos. Em 2001 o colégio praticamente concluiu a primeira fase iniciada em Agosto de 2000. A partir de 2002 assume a direção do colégio o professor Levi Eduardo Leite, com a missão de prosseguir com o bom desempenho dos colegas anteriores.

O Professor Levi Leite, administrou o Colégio durante quatro anos, na sua administração o espaço pedagógico foi reestruturado. A Educação Infantil recebeu um prédio novo e um ambiente de recreação próprio.

Assume o Colégio no ano de 2005, Lourival Preuss e após seis meses, o Professor Giovani Pacheco Costa.

Na dinâmica da Educação Adventista, ambos foram chamados para novos desafios, e em 2007 a Professora Odete Pasold torna-se a Administradora desta unidade por três anos. Neste período as atividades foram intensas. O Colégio destacou-se em vários segmentos.

No ano de 2010, Neide Laura Fuckner Kupas assume a administração do Colégio, que tem em seu quadro sessenta e cinco funcionários e seiscentos e setenta e nove alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio.

No ano seguinte em Joinville, surge a nova sede administrativa da Igreja Adventista para Santa Catarina. A administração do Colégio Adventista de Joinville foi desafiada a reformar todo o espaço pedagógico. Trabalhou-se intensamente para que os recursos fossem providenciados.

O número de alunos aumentou para setecentos e cinquenta, possibilitando então a reforma completa da unidade.

O desenvolvimento espiritual em todos os setores faz toda a diferença, foi organizado o grupo GERAÇÃO 148 com o pastor Christian Wallauer, dando continuidade o pastor Rafael Porto. O GERAÇÃO tornou-se conhecido em todo o Brasil, pois as ações realizadas foram divulgadas de forma intensa pela internet (Facebook, Youtube, entre outros).

Em 2014 no aniversário de 54 anos do Colégio, a comunidade pode conhecer as novas dependências do mesmo. Com nova fachada, mais quatro salas no piso superior, amplos laboratórios de artes, ciências, informática e novo ginásio.

Estamos no ano de 2015, nosso quadro de funcionários aumentou para setenta e cinco e frequentam hoje a unidade escolar, oitocentos e trinta alunos. Neste ano, os resultados pedagógicos foram marcantes. Os alunos do 3º EM conquistaram o quarto lugar no ranking municipal do ENEM, e o primeiro lugar no ranking das escolas Adventistas no Brasil. Os professores estão inseridos em um projeto de formação continuada para a rede Educacional Adventista intitulada UNICA, uma plataforma onde poderão desenvolver com mais qualidade a prática pedagógica.

O Brasil passa por uma crise política e financeira que reflete em vários segmentos. Entre eles está a educação particular. No ano de 2016 nosso número de alunos reduziu, muitos pais perderam o emprego impossibilitando de continuar com seus filhos no Colégio Adventista. Somos hoje 789 alunos, 73 funcionários. Os projetos e dinâmica escolar não param, entendemos que a continuidade da qualidade pedagógica não para quando existem desafios a serem vencidos.

Iniciamos 2017, confiantes que o nosso bom Deus está no comando de tudo. Agradecemos as bênçãos de poder continuar oferecendo a comunidade joinvillense uma educação pautada em princípios cristãos e com alta qualidade pedagógica. Nossos alunos alcançaram excelentes resultados frente às avaliações e provas exigidas ao término do Ensino Médio, oito alunos foram aprovados em universidades públicas, demonstrativo de que estão querendo alçar voos maiores para a qualificação profissional. O Colégio tem em seu quadro 72 funcionários, e registra 778 alunos da Educação Infantil ao 3º ano do Ensino Médio.

A mantenedora, Associação Norte Catarinense desafiou a equipe para uma meta de 850 alunos para 2018. O trabalho de todos para o sucesso foi incansável, não alcançamos a meta, mas Deus nos abençoou com muitos alunos novos que puderam conhecer do seu amor através da Educação Adventista. Os resultados acadêmicos são cada vez mais expressivos.

Recebemos para 2019, o novo desafio de alcançarmos em equipe 890 alunos e pela graça de Deus, encerramos o processo de matrícula com 920 alunos, recorde de alunos em todos os níveis. Muitos alunos novos vieram através da indicação dos pais e alunos que aprovam a Educação Adventista e sentem aqui a consolidação dos valores e princípios trabalhados em casa.